Undergraduate Degree, Graduate Degree, Master, Doctorate (PhD): entenda de uma vez por todas as categorias de formação do ensino superior nos EUA

Quando lemos sobre cursos de pós-graduação no exterior, ficamos  completamente desesperados com tanta (falta de) informação é comum fazermos confusão quanto aos termos que são utilizados e o que eles significam. E, de fato, não só os nomes dos cursos oferecidos são diferentes, como também a estrutura deles. Mas calma, não entre em pânico. Estamos aqui pra esclarecer suas dúvidas! A formação superior (post-secondary education) nos EUA inclui três categorias básicas: associate, undergraduate e graduate degree. O que são elas?

1. Associate Degree

Quem estudou em um community college e completou um curso de dois anos recebe o “Associate degree”. Algumas profissões que requerem apenas esse nível de formação são, por exemplo, professor primário, técnico de laboratório, maquinista e radiologista. Geralmente, como esse grau corresponde aos dois primeiros anos de um curso de bacharelado, muitos americanos optam por economizar dinheiro por um tempo, frequentar community colleges (mais baratos) e só depois transferir os créditos para um curso de bacharelado em uma universidade.

2. Undergraduate Degree

O “Undergraduate Degree” é o que chamamos no Brasil de graduação: bacharelado, licenciatura, etc. Dura cerca de quatro anos. Aliás, americanos dão um nome especial pra cada ano: freshman year (0-29 créditos), sophomore year (30-59 créditos), junior year (60-89 créditos) e senior year (90 ou mais créditos).

Nos primeiros dois anos, o estudante passa a maior parte do tempo fazendo cursos de “General Education”, que consistem em disciplinas básicas para desenvolver o senso crítico, a comunicação oral e escrita, a visão política, além de aulas de história, ciências naturais e matemática. Essa é uma fase exploratória e muitas pessoas optam por não declarar um major  (isto é, a área de formação) nesse período.

Os últimos dois anos são relacionados principalmente ao major que o estudante escolheu. Pra obter o grau de Engenheiro Civil, por exemplo, o aluno terá que cumprir uma certa carga horária de disciplinas específicas e algumas eletivas upper division – disciplinas avançadas que podem ser cursadas tanto por undergrads quanto por grad students (já chegamos lá).  Trabalhos de conclusão de curso não costumam ser obrigatórios para os undergrads.

Uma curiosidade interessante é que, no geral, a graduação nos EUA tem muito menos matérias que no Brasil (dezesseis créditos são muita coisa para um semestre, por exemplo). Isso é porque espera-se que o aluno estude fora da sala o mesmo número de horas que teve de aula. Além disso, muitos alunos trabalham pra ajudar a pagar a faculdade e ficar com menos dívidas antes de se formar.

Ex undergraduate students comemorando a formatura, sem desconfiar que o verdadeiro desafio ainda está por vir. Sabem de nada, inocentes...

Ex undergraduate students comemorando a formatura, sem desconfiar que o verdadeiro desafio ainda está por vir. Sabem de nada, inocentes…

3. Graduate Degree

A “Graduate School” abrange law school (pós graduação pra quem quer ser juiz ou advogado), medical school (medicina) – sim, nos EUA médicos e advogados são doutores mesmo – veterinary school (veterinários), mestrados (MSc, MA, MPhil, MBA, MEng, MLS…) e doutorados (PhD).

Vamos focar aqui nos mestrados e doutorados, que são o objetivo de muitos brasileiros indo estudar nos Estados Unidos agora.

A) Mestrado (Master Degree)

Mestrados são oferecidos pelas universidades americanas em duas tipologias: 1) terminal ou professional degree (que é o caso do MBA e do MEng, por exemplo) e 2) academic degree (como o MA e MSc), voltado para quem deseja seguir carreira acadêmica. Quem opta por fazer o mestrado profissional geralmente está buscando complementar a formação que teve no bacharelado e não pretende seguir carreira acadêmica. Dependendo da universidade, tanto o profissional quanto o acadêmico podem ser cursado com ou sem tese, e o tempo de curso varia de um a dois anos.

B) Doutorado (PhD – Doctor of Philosophy)

O doutorado ou PhD dura geralmente de 4 a 6 anos. Nos dois primeiros anos, espera-se o estudante complete disciplinas, além de outros requisitos que variam de programa para programa  como exames, seminários, rotações em diferentes laboratórios, escolha do orientador e tempo mínimo de experiência dando aula. Depois disso, ocorre a qualificação. O formato da qualificação não é único. Alguns programas optam por uma defesa oral frente a vários professores de dois projetos de pesquisa — um que não é na sua área e de um que vai ser basicamente sua tese. Outras preferem fazer uma “prova de fogo”, com professores questionando oralmente o aluno sobre assuntos englobando as disciplinas que ele estudou, as áreas de pesquisa dos professores do departamento (relacionadas ou não com a do aluno) e a futura especialização do aluno.

Se aprovado, o aluno vira PhD candidate. Caso contrário, pode receber o grau de mestre como “prêmio de consolação”. Além disso, alguns estudantes acabam descobrindo que não querem continuar fazendo pesquisa, ou recebem uma oferta de emprego tentadora, e optam por abandonar o PhD, recebendo o título de mestre.

Estudantes de doutorado precisam ser TA (Teaching Assistant - ou seja, dar aulas!)  durante um determinado tempo para receber o diploma.

Estudantes de doutorado precisam ser TA (Teaching Assistant – ou seja, dar aulas!) durante um determinado tempo para receber o diploma.

A CAPES oferece bolsas de estudo tanto para Mestrado Profissional quanto para Doutorado nos EUA, nas categorias Doutorado Sanduíche e Doutorado Pleno. Fique atento ao Abroaders para mais informações e escolha a opção que mais combina com a sua carreira!

Sugestões de temas para postagem? Mande um e-mail pra gente! Teremos prazer em ouvir sua opinião! Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades do site!

 

 

Comentários

  1. Ellen disse:

    Uma pós graduação para se especializar em determinada área (no meu caso me formo em Jornalismo, quero me especializar em moda) entra em uma MA?

  2. Silvio Cadete disse:

    Estou em Lisboa em fase de Dissertação, portanto, estou planificado o meu doutoramento em Londres. Me deparo com a categoria de MPhil or / PhD. Confesso ter ficando baralhado. Uma vez que eu já tenho o “Msc” será que ainda teria de passar pelo MPhil 2Anos? Alguém consegue explicar-me?!

  3. Daniel disse:

    Muito obrigado, estou no Reino Unido em fase de aprovação para meu Master, vou analisar com carinho e entender melhor.

  4. Amazonino Mendes disse:

    Eu sentia frio. Estava inseguro, solitário e com medo, mas agora tudo faz sentido.

    Obrigado Abroaders !!!

  5. Nossa, isso tudo me ajudou muito… tudo faz sentido, agora! 😀

Deixe seu comentário