Statement of Purpose: uma missão nada impossível

Hello, #TeamAbroaders!!

Hoje eu vou apresentar meu próprio vídeo, hehehe! Então, eu fui obrigada pelo restante da equipe a  decidi gravá-lo para apresentar algumas dicas fundamentais sobre a Statement of Purpose (SoP): o que é, qual a melhor forma de escrever, o que não pode faltar, como revisar etc. Se vocês relevarem o fato de eu tagarelar demais, usar as mãos como se estivesse dando uma palestra para surdos e repetir “eeerhh” e “muito importante” pelo menos 34 vezes por minuto, talvez dê para fixar alguma coisa!!  E é nosso primeiro vídeo com vinheta oficial (palmas para Magno <3 , nosso criador oficial e detentor do bom senso da equipe, que queria colocar o É o Tchan tocando ao fundo só porque sou da Bahia ¬¬ hahahahaha*)

*eu escrevi isso antes de ver a GRACINHA que ele fez quando eu falo que sou baiana.

O vídeo é uma introdução ao assunto, e o conteúdo principal está no material para download que preparei. São 12 exemplos de SoPs (da equipe do Abroaders e colaboradores) que deram certo, com comentários meus em cada parágrafo mostrando quais as táticas que utilizamos para construí-las. Sim, deu um trabalho do cão, mas estou muito otimista com o resultado: arrisco dizer que será muito útil na elaboração da SoP de vocês; afinal, nada como exemplos para a gente se INSPIRAR (não preciso dizer para não copiar, já que estou falando com futuros cientistas – e nem adiantaria, pois trata-se de um documento extremamente pessoal).

Se interessou? BAIXE AGORA!
No mais, galera, só peço uma coisa a vocês: por favor, opinem! Pode ser aqui em comentários, pelo facebook, por e-mail ou por sinal de fumaça, mas opinem! Principalmente sobre o material. É a nossa forma de saber como estamos indo e no que precisamos melhorar. Ah, e compartilhem, ok? Lembrem-se que vocês fazem parte do #TeamAbroaders e dividir o conhecimento é nosso lema!

Beijo da  Gorda Nanda!

P.S.: estão vetados comentários sobre minhas bochechas.

Comentários

  1. Juliana disse:

    Olá! Solicitei os arquivos contendo os exemplos e ainda não recebi.. como posso fazer? Obrigada!

  2. Gerson Brião disse:

    Gostei bastante das dicas. É muito esclarecedor. O que vc chama de SoP é o mesmo que a carta de motivação / apresentação do sistema de admissão para Alemanha (DAAD)?
    Obrigado. Vcs são ótimos e muito engraçados.

  3. Keros Gustavo disse:

    Pessoal, Bom Dia!
    Gostaria de parabenizar o pessoal do site, tem sido de grande ajuda.
    Como o pessoal aqui tem se batido e ajudado um ao outro, tenho consultado bastante o site, pois nas universidades pouca gente conhece dos trâmites. Eis a minha dúvida: Estou aprovado no PDSE da CAPES, e me falta agora o tal do DS2019. Para conseguir o bendito a Universiade que vou nos EUA pediu uma comprovação de mais U$ 6391, com um tal de Financial Certification, comprovado da seguinte forma: bank letter or statement from the sponsor’s bank verifying that funds are available. Acontece que banco nenhum nesse país vai dar uma carta ou declaração dizendo que tenho o dinheiro na conta, alguém já passou por essa situação? Estou deseperado, meu prazo de viagem é 15 de julho e ainda não consegui mandar esse documento para eles emitirem o DS2019, estou quase desistindo da viagem por não ter tempo hábil para tirar o visto.
    Alguém sabe de algo?
    Muito obrigado pela ajuda, abraços!

    1. Lucas Colusso disse:

      O certificado de contemplação da bolsa deve ser suficiente, Keros.
      Boa sorte!

  4. Ricardo disse:

    Muito bom!

    Obs: sua bochecha é um charme hahaha

  5. thaynann disse:

    Este também é necessário para doutorado PhD?

  6. Olá não estou conseguindo baixar as SoP!!!

  7. Petilin Souza disse:

    Olá! Achei muito bom esse conteúdo! Tem como disponibilizar a versão completa da carta da Pati Basile, assim o processo de redução da carta ficará mais claro.
    Obrigada e Parabéns!

  8. Rafael disse:

    O site de vocês é perfeito! Sem vocês eu não teria conseguido fazer NADA!!!

    1. Equipe Abroaders disse:

      Poxa Rafael, obrigado! Ficamos muito felizes em ler isto! Mas não se subestime, somos capazes de coisas inimagináveis quando temos NECESSIDADE! HEHEHE… Se nós fizemos o processo sem o site, você também conseguiria – mas não precisa, amém! Continue acompanhando! 🙂

  9. Carolina disse:

    Olá! Primeiramente gostaria de agradecer por todas as dicas.
    Tenho uma dúvida. Eu acabei de elaborar o meu SoP, mas ainda falta um detalhe, bem importante. Como eu estou fazendo a inscrição para a LASPAU, e não diretamente para as universidades, como vocês sugerem que eu cite o objetivo (PhD em…) e faça o direcionamento final, se ainda não tenho uma universidade em mente?
    Obrigada!

    1. Equipe Abroaders disse:

      Ei Carolina, o que nós fizemos foi uma carta direcionada para uma das universidades e depois só alteramos esses parágrafos específicos. As cartas seguiam praticamente iguais para cada Universidade, o que as diferenciava eram os parágrafos sobre o motivo pelo qual escolhemos aquela universidade específica.

  10. Luan Carvalho disse:

    Me graduei em Psicologia e pretendo iniciar meu mestrado/doutorado em breve ! Este site tem me ajudado muito…. Muito obrigado por tudo!!!!!

  11. Obrigado, gente!
    Os exemplos de CV de vocês ajudou muuuuita coisa! E o SoP nao podia ser diferente! Valeu por ajudar tanto!

  12. Larissa disse:

    Parabéns , adorei o video foi bastante esclarecedor e me ajudou bastante a sair da síndrome da folha em branco! =) Valeu

  13. Luciana Santos disse:

    Nanda, super obrigada por compartilhar. Fiz altas anotações!! Beijo grande a tds do “Abroaders”

  14. ISMEIRE disse:

    PARABÉNS…ESCLARECEDOR!

  15. Samuel disse:

    Excelente!

  16. Joanna disse:

    Esse blog cada vez mais me ajudando.
    Muito obrigada pelo material, pessoal!
    😀

  17. Danielle disse:

    Venho acompanhando as postagens, e elas tem esclarecido todas as dúvidas que surgem sobre a candidatura ao doutorado. Essa foi mais uma muito útil, já baixei o conteúdo! Parabéns pelo trabalho e muito obrigada!

  18. Zara disse:

    Parabéns, vocês estão fazendo um ótimo trabalho!

Deixe seu comentário